LÓGICA MATEMÁTICA

sábado, 29 de maio de 2010

Comentário sobre a série Dr House

A série de televisão “House” é exibida pelo canal fechado “Universal Chanel”. House é como uma espécie de Sherlock Holmes da medicina  que se notabiliza por elaborar excelentes diagnósticos em situações extremamente complexas.


No começo do processo de diagnóstico  os sintomas conhecidos são enunciados e escritos no quadro branco em que no mesmo são deliberadas várias doenças ou outros sintomas que vão surgindo. Como House gosta de mostrar aos outros que tem razão, recorre muitas vezes ao método Socrático que consiste em uma abordagem para geração e validação de idéias e conceitos baseada em mais perguntas.

Ocorre que muitas vezes os sintomas não são bem definidos porque os pacientes escondem ou simplesmente mentem, ou seja, as informações não são completas e não são totalmente verdadeiras, o que leva a procedimentos sem sucesso. Em muitas situações, os médicos da equipe do Dr. House são orientados a visitar a residência do paciente a procura de evidências que possam solucionar o problema. Um verdadeiro trabalho investigativo para levantar dados aleatórios, que são combinados pelo Dr. House que muitas vezes tem o insight que leva a identificar a verdadeira causa da doença.

Existem situações em que os métodos acima são ineficazes, o que leva o Dr. House a receitar procedimentos médicos para ver qual será a reação do organismo do cliente em um verdadeiro processo de experimentação.

A série evidencia a importância de se adotar metodologias e técnicas de acordo com o contexto e não ficar engessado em apenas uma ferramenta para solução dos problemas. Outro aspecto importante é a questão da intuição. Entenda-se intuição não como algo mágico ou mistico, mas sim como resultado da combinação de estudo, pesquisa, técnica e repertório de soluções acumulados ao longo da sua vida profissional. Esses são os combustíveis de excelência do profissional que consegue se adaptar a qualquer contexto.

Concluindo, ele usa a ciência baseada em evidência e dedução lógica.

Fonte: Blog Prof. Mauro Laruccia

0 comentários:

Postar um comentário