LÓGICA MATEMÁTICA

terça-feira, 25 de maio de 2010

Cálculo Proposicional

O Cálculo Proposicional Clássico (CPC) consiste num sistema simbólico de Lógica Clássica. E como todos os sistemas de lógica clássica, segue os seguintes princípios:
Bivalência: Cada fórmula recebe apenas um de dois valores distintos e absolutos, verdadeiro ou falso.
Não-contradição: Dadas uma fórmula e sua negação, uma delas é falsa.
Terceiro Excluído: Dadas uma fórmula e sua negação, uma delas é verdadeira.
Identidade: Se uma fórmula é verdadeira, então esta fórmula é verdadeira.
O CPC se distingue de outros sistemas de Lógica Clássica por lidar apenas com:

Tabela-Verdade

Tabela-verdade, tabela de verdade ou tabela veritativa é um tipo de tabela matemática usada em Lógica para determinar se uma fórmula é válida ou se um sequente é correto.

As tabelas-verdade derivam do trabalho de Gottlob Frege, Charles Peirce e outros da década de 1880, e tomaram a forma atual em 1922 através dos trabalhos de Emil Post e Ludwig Wittgenstein.

Conceito de Lógica Matemática

    Lógica Matemática é o uso da lógica formal para estudar o raciocínio matemático-- ou, como propõe Alonzo Church[1], 'lógica tratada pelo método matemático'. No início do século XX, lógicos e filósofos tentaram provar que a matemática, ou parte da matemática, poderia ser reduzida à lógica.(Gottlob Frege, p.ex., tentou reduzir a aritmética à lógica; Bertrand Russell e A. N. Whitehead, tentaram reduzir toda a matemática então conhecida à lógica -- a chamada 'lógica de segunda ordem'.)